Agricultores familiares de Italva recebem roçadeiras do Programa Rio Rural

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuCqrKvPCEOBmO0Dz6pzciEvEXZV9W4jdIaBKOuF10zufU9Lo0kbpOza9WSUgDIwHW3XqQtUuI-Upy_BiyqvUIScQcCHxkYA1HSiYpnAosJ6r-VuOWlboUsi8ebdFqICa6M4CGSQy7ULw/s400/SRBPRJ+-+Foto+de+Ro%C3%A7adeiras.jpgPor meio do programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, agricultores familiares têm acesso à tecnologias e equipamentos que facilitam o trabalho no campo. Em Italva, Noroeste Fluminense, sete produtores da microbacia Córrego do Marimbondo foram beneficiados com a aquisição de roçadeiras, equipamento que corta as ervas daninhas que crescem entre os cultivos, evitando a aplicação de venenos tóxicos para remoção de plantas prejudiciais à lavoura.
 - O uso da roçadeira permite que o mato seja cortado bem baixinho. O solo não fica nu, ou seja, fica mais protegido. A terra coberta mantém a umidade do terreno e evita a erosão. Além disso, o mato cortado serve como nutriente, uma adubação orgânica - explica Carlos Marconi, biólogo e supervisor local da Emater-Rio de Italva.

Para o agricultor, o trabalho se torna mais simples e mais rápido se comparado com a capina manual.

- Além de melhorar a qualidade do nosso serviço, ainda vai poupar nosso esforço físico - disse Josué Gomes Moreira, presidente da Associação de Lavradores do Marimbondo, um dos beneficiários do programa.

Josué e os demais produtores rurais optaram por fazer uma compra conjunta, realizando levantamento de preços e optando pela empresa que ofereceu as melhores condições na compra.

Na entrega dos equipamentos, o escritório local da Emater-Rio de Italva e o Comitê Gestor da Microbacia (Cogem) realizaram um dia de campo especial sobre o funcionamento e as medidas de segurança das roçadeiras costais.

- Precisamos garantir a segurança dos beneficiários no momento da utilização da máquina - afirmou Filipe Andrade Silveira, técnico executor do Rio Rural na microbacia.

O curso foi oferecido pela Ferragens Avenida, empresa localizada em Itaperuna que vendeu as roçadeiras. Um técnico especializado ensinou a utilização e a manutenção corretas, dando ênfase à importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como botas, caneleiras, luvas, óculos e protetores auriculares. Além dos sete agricultores, três funcionários da secretaria municipal de Agricultura também participaram da capacitação.

Cerca de 40 pessoas participaram do evento – agricultores e seus familiares, incluindo representantes dos demais comitês gestores das microbacias de Italva. As mulheres prepararam o almoço, que selou o momento de confraternização entre os presentes.